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O mundo conta com 3,8 bilhões de usuários ativos de redes sociais, segundo o Relatório da Situação Digital Global em janeiro de 2020, da Hootsuite. Se compararmos com os dados de 2016, esse número era de 2,31 bilhões de pessoas ativas nas mídias. O crescimento de 1,5 bilhão de novos usuários em cerca de quatro anos impressiona, não é mesmo?

Além disso, no Brasil, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, de acordo com o Social Media Trends publicado em 2019.

Sabe quanto tempo as pessoas passam na internet, por dia? A média global, segundo a Hootsuite, é de 6h43. E veja: os brasileiros curtem ainda mais ficar online: 9h17. Se for com relação ao tempo nas redes sociais, os usuários no Brasil dedicam 3h31 por dia, enquanto a estimativa global diária é de 2h24.

Redes sociais são essenciais para sua empresa

Poderíamos usar esse texto apenas para mostrar dados sobre como as redes sociais são importantes e devem ser usadas como parte da sua estratégia de marketing e vendas. Conteúdos bem elaborados e que visam transmitir informações valiosas e solucionar dúvidas são os mais interessantes para os usuários.

Crescer nas redes sociais pode aumentar o tráfego para o site de sua empresa e torná-la conhecida entre pessoas que, de outra maneira, nem saberiam que você existe.

Além do mais, o período de quarentena provocado pela covid-19 fez com que todos nós buscássemos maior interação online, concorda?

Porém, entre toneladas de artigos e conteúdos sendo compartilhados em tempo real nas redes sociais, não é difícil ficar soterrado e ver seu conteúdo se perder. Outra grande preocupação atual é com o excesso de dados duvidosos, ou melhor, as fake news, que são notícias falsas.

Em outras palavras, marcas ganharam um poder grande de informar – ou desinformar – as pessoas. De qual lado o seu negócio gostaria de estar? É muito provável que seu desejo seja tornar-se referência por meio de informação confiável, certo?!

Tipos de redes sociais

Uma questão que deve sempre estar em mente em sua estratégia é para quem e para onde seu conteúdo é direcionado. Onde seu público se encontra? É importante identificar quais redes sociais são as preferidas da sua persona.

Por exemplo, se sua atuação for mais B2B, talvez o LinkedIn possa ser uma mídia relevante para suas ações. Por outro lado, se seu negócio vende roupas íntimas, talvez o Instagram e o Facebook façam mais sentido, dependendo das pesquisas com o seu mercado.

Vale ressaltar que, para quem acha que o Facebook está acabando, a realidade não é bem assim. A rede de Mark Zuckerberg continua sendo a mais utilizada em todo o mundo, com quase 2,5 milhões de contas ativas.

5 dicas para criar conteúdo para redes sociais

É fundamental criar conteúdo para redes sociais de qualidade e, preferencialmente, altamente compartilhável. O objetivo é ser notado e ganhar a atenção de seu público-alvo, ou melhor, de sua persona, seu cliente ideal.

Produzir informação para os canais online requer pesquisa constante de materiais que inspiram e que reflitam o sentido de sua marca. E também aquilo que ela representa para as pessoas. Quem atua com comunicação, marketing e produz conteúdo precisa consumir conteúdo, concorda?

Quer saber sobre o que publicar nas suas redes sociais? Veja nossas dicas abaixo.

1. Crie conteúdos para redes sociais com foco na audiência

As pessoas precisam saber dos serviços que sua empresa oferece. Mas postar apenas notícias sobre você e seu negócio gera dificuldade em atrair leitores. É interessante que esse tipo de conteúdo seja publicado de maneira estratégica. Isto é, sua marca precisa mostrar que o objetivo é solucionar problemas dos clientes.

Por isso, pense em criar posts que seu público-alvo irá gostar de ver. Conselhos preciosos e tutoriais explicativos, por exemplo, podem ajudar sua audiência. E, devido à utilidade, serem suficientes para os usuários compartilharem em suas próprias redes sociais.

O primeiro passo para isso é definir as personas, quem realmente compõe o seu público ideal. Para tal, você precisa contar com dados demográficos, como idade, sexo, ocupação profissional, educação, desafios do dia a dia, desejos, entre outras informações.

Ter isso em mãos irá te ajudar a criar conteúdo para redes sociais de forma que sua empresa se relacione com esses públicos-alvo. Isso ajudará a moldar sua narrativa!

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Saiba por que o trabalho de marketing médico deve ser constante e combinar estratégias de mídias orgânicas e pagas, como Google Ads.

Exemplos de conteúdos

Quer um ou dois exemplos? No caso do marketing médico, uma clínica de dermatologia pode publicar dez dicas essenciais para cuidar da pele. No inverno – quando essa for a estação do ano – e no verão. Ou, então, orientações gerais para cuidados pós-procedimentos, já que é uma maneira de ajudar e conquistar pacientes por meio da credibilidade.

Já um advogado de família pode publicar o passo a passo de documentação para se divorciar. Inclusive, sabia que o número de divórcios aumentou com a possibilidade de fazer o processo online?! Esse é um tipo de conteúdo válido para seu escritório.

2. Use em suas redes sociais conteúdos de consumidores

Já pensou em envolver seus clientes na produção de conteúdo para suas redes sociais? Essa é uma tendência crescente no marketing digital.

Essa estratégia de “conteúdo gerado pelo usuário”, permite que seu público se torne embaixador de sua marca. Uma vantagem desse formato é ampliar a variedade do formato de publicações.

Além disso, quando um cliente adiciona a própria voz a uma estratégia de marketing, isso aumenta a autenticidade. E ainda, amplia as chances de compartilhamentos.

Para se ter uma ideia, postagens de conteúdo gerado pelo usuário apresentam engajamento 28% maior do que as postagens de marca padrão.

As taxas de conversão também crescem em 29%, segundo a Adweek, por chamar a atenção de quem quer opiniões para tomar decisões de compra. Isso tem tudo a ver com o que chamamos de prova social.

3. Estabeleça sua credibilidade por meio do conteúdo

Confiança e credibilidade são fundamentais para que as pessoas queiram compartilhar seu conteúdo. É exatamente o oposto das fake news que explicamos acima.

Por isso, invista em fontes confiáveis, apuração cuidadosa de dados, revisão e nunca publique nada sem verificar a veracidade. Assim, seus leitores vão perceber que você está fazendo sua lição de casa. E que assume sua responsabilidade social de gerar conteúdo.

Nada de “achismos” e frases que representam lugar-comum. Encontre canais competentes em seu setor ou sobre assuntos relacionados a seus interesses.

4. Capriche no formato do conteúdo

Às vezes, apesar das informações incríveis, o formato como elas aparecem não desperta a atenção. E, nem mesmo, o interesse pelo compartilhamento. Confira algumas dicas para tornar os conteúdos para suas redes sociais verdadeiramente compartilháveis:

  • Prefira parágrafos curtos, com mais espaço em branco, pois isso facilita a leitura e é mais atraente para os olhos;
  • Aproveite os recursos que o design te oferece, isto é, inclua marcadores, destaques de texto, palavras em negrito, tags etc. Mas um ponto essencial é manter o equilíbrio, senão pode piorar a experiência do usuário;
  • Inclua botões de compartilhamento visíveis para facilitar a distribuição;
  • Adicione imagens, vídeos e até infográficos.

Um dado bem interessante da Hootsuite é que 90% dos usuários da internet, entre 16 e 64, assistem vídeos online. Em outras palavras, sua marca deve, sim, incluir esse formato de conteúdo da estratégia.

Outra informação valiosa é que 47% ouvem rádios online e 41% ouvem podcasts. Esse é um ponto que vai além da sua presença nas redes sociais. Mas você e sua empresa podem ser fontes de reportagens e entrevistas jornalísticas. Nesse caso, é interessante contar com serviços de assessoria de imprensa.

5. Convide sua equipe a produzir conteúdo

 

Essa dica segue um raciocínio parecido ao de pedir para clientes criarem conteúdo para suas redes sociais. Alguns funcionários são verdadeiros defensores da marca. E, como também têm seus seguidores sociais, conseguem atrair pessoas como entusiastas de sua marca.

Além disso, você deve incentivar que os colaboradores atuem ao lado do time de marketing na hora de criar conteúdo interessante. No entanto, atente-se ao fato de que você não deve forçar ninguém a fazer isso, apenas encorajar quem já tiver esse interesse.

Vale lembrar que departamentos de marketing e agências que fazem produção de conteúdo para redes sociais são responsáveis pela criação. Dessa forma, todos os departamentos de uma empresa podem se envolver nesse trabalho em prol dos resultados positivos.

Pesquisas do MSLGroup mostraram aumento de 561% em compartilhamentos de publicações vindas de funcionários. Isso em comparação com as mesmas mensagens cuja origem era canais sociais oficiais da marca.

Produção de conteúdo online é um processo

Produção de conteúdo para redes sociais é um processo que requer estratégia e avaliações constantes de desempenho. Nem todo post irá, de uma hora para outra, receber milhares de compartilhamentos nas mídias. Pode acontecer, inclusive, que aquela publicação que você mais espera que bombe, não decole. Reflita o que pode ter dado errado.

A gente espera que as dicas acima possam te ajudar a aumentar compartilhamentos e melhorar o tráfego de seu blog.

Por fim, uma dica de ouro: diversificar as suas ações de marketing, não apenas com foco nas redes. Há diversas outras ações possíveis, e você deve considerar também como anda as boas práticas de SEO do seu site.

A gente pode te ajudar com estratégias de comunicação sob medida! Envie agora mensagem pelo Whatsapp.

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