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Andréa Juste

Há diversas possibilidades no mercado da comunicação para divulgar sua empresa, mas qual é a que mais se encaixa para cada negócio? Cada contexto é determinante para a definição de ações on e offline e, por que não, ambas.

Então, seja qual for o serviço que você presta ou produto que disponibiliza no mercado, você precisa ser conhecido por seus clientes em potencial. “Quem não é visto não é lembrado”, já dizia o ditado, né? 

Como começar a divulgar sua empresa

Muitas vezes não sabemos qual deve ser o primeiro passo a ser tomado para espalhar a palavra sobre nossa marca, não é mesmo? Então, para clarear um pouco as ideias, uma bela sugestão é avaliar o que seus concorrentes andam fazendo, não só com relação a marketing, mas também com relação a serviços prestados e atendimento ao consumidor.

Logo após, faça um questionamento a respeito disso: como é a relação dos clientes com a marca do meu concorrente? Primeiramente, pense em como essas pessoas foram conquistadas por ele e, assim, endossam aquele negócio?

As respostas não são simples, mas, sim, permeiam diversas estratégias de construção de uma identidade e relacionamento. Com isso posto, vamos agora falar de algumas possibilidades de divulgação para a sua empresa. Acompanhe!

1. Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa reúne um conjunto de ações com o objetivo de inserir sua marca nos principais jornais, revistas, portais etc. O assessor de imprensa mantém um relacionamento estreito com jornalistas e influenciadores, de forma a mostrar a relevância de sua marca como fonte para notícias.

Dessa forma, à medida que você vai se posicionando nos meios de comunicação, sua marca vai construindo uma relação com o público. Então, o resultado disso é a definição de sua credibilidade e de sua autoridade de mercado.

Portanto, a assessoria de imprensa é uma importante estratégia para divulgar sua empresa.

2. Redes sociais

As redes sociais podem ser trabalhadas de maneiras diferentes para gerar valor a seus clientes e os em potencial. Entretanto, em primeiro lugar, você precisa saber onde essas pessoas estão. De nada adianta investir em determinada rede se seu público não está lá. Vamos relembrar algumas das principais redes sociais?

  • YouTube (segundo maior buscador, atrás apenas do Google) – ideal, se você curte produzir bons vídeos;
  • Facebook (90% das pessoas que acessam a internet no Brasil estão lá, segundo Relatório da Situação Digital Global em 2019 da Hootsuite). Foco em bons textos.
  • Instagram (71% das pessoas que acessam a internet no Brasil estão lá). Foco em boas imagens
  • LinkedIn (principal rede social profissional da atualidade);
  • Snapchat (muito comum ao público jovem);
  • TikTok (também ligada aos jovens, mas vale a pena ficar atento a essa nova rede);
  • Por fim, o Pinterest (ótima para designs, infografias).

Assim sendo, produza e publique conteúdo de verdadeira relevância para seus seguidores e interaja com eles. Não perca a oportunidade de criar um canal de comunicação com eles por meio das redes.

3. Eventos e feiras

Feiras, workshops, congressos e muitos outros eventos são um momento de troca, de encontro entre parceiros, concorrentes, novas ideias e networking. Veja só como você pode aproveitá-los:

  • Circule, procure conhecer e conversar com muitas pessoas, entender o que andam fazendo na construção da marca;
  • Em segundo lugar, procure adotar algum diferencial em seu estande (em um congresso, por exemplo) para atrair as pessoas;
  • Participe ativamente como uma apresentação sobre um tema que você domina;
  • Disponibilize material informativo sobre sua empresa para as pessoas;
  • Além disso, ofereça brindes que possam ser associados à sua marca (nem que seja uma caneta!).

4. Email marketing

Tudo bem, tudo bem… Você vai me dizer que não abre esses emails, certo? Mas, peço que pense em duas coisas:

  • Campanhas de e-mail marketing podem ter custos baixíssimos e contar com ferramentas de distribuição gratuitas, como o Mailchimp;
  • Você nem sempre cancela a inscrição nessas listas e, em algum momento, você acaba abrindo alguma mensagem. Certamente, o assunto despertou seu interesse.

Por isso, na hora de elaborar campanhas de email marketing, tome um tempo para criar bons títulos que servirão de iscas para atrair leitores e torne os assuntos realmente relevantes para seus destinatários. Além do mais, as mensagens devem ser diretas ao ponto, levando o leitor diretamente para uma ação (seja ir para o seu site, seja enviar uma mensagem etc.).

Consultoria especializada para divulgar sua empresa

Listamos apenas algumas das possibilidades de divulgação de seu negócio. Para saber mais formas de fazer isso, uma sugestão é contar com uma consultoria especializada para ajudar a definir essas ações estrategicamente.Então, vamos conversar? Envie-nos agora uma mensagem pelo site ou pelo whatsapp: (31) 99404-0123.

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