Na hora de contratar esse tipo de consultoria, é importante entender como essa ferramenta da comunicação funciona. E, assim, torna-se possível alinhar a expectativa com a realidade.

A assessoria de imprensa é uma estratégia fundamental para o posicionamento de sua marca e/ou empresa nos principais veículos de mídia. Ela é feita por meio de um relacionamento estreito com jornais, revistas, televisão, sites, influencers e outros canais especializados.

Agora, confira cinco orientações na hora de contratar uma assessoria de imprensa!

1. Conheça bem quem faz a assessoria

Como já mencionamos, a assessoria de imprensa é feita por meio de um forte trabalho de construção de relacionamento direto com jornalistas e influenciadores. Portanto, agências e consultorias de comunicação com presença sólida no mercado ficam à frente nesse quesito.

Portanto, para saber como é essa relação com os veículos de mídia, converse sobre isso com a assessoria que você deseja contratar.

Você não precisa fazer um levantamento dos portais, jornais, revistas e diversos outros canais que você deseja ter sua marca posicionada. A assessoria faz isso por sua empresa.

2. Liberte-se de seu gosto pessoal

Esse ponto complementa o anterior. A assessoria de imprensa precisa atuar estrategicamente, conforme cada segmento e os respectivos objetivos e público-alvo.

Isso significa que a consultoria de comunicação deve levar em conta quais são os melhores canais para a sua marca, e isso nem sempre vai combinar com seu gosto pessoal.

Portanto, o foco é na conquista de seu público, mesmo que ele não esteja em um veículo de sua preferência.

3. Modere suas expectativas de publicação

Assessoria de imprensa não é publicidade paga. Dessa forma, não crie expectativas de que sua marca será publicada imediatamente em todo veículo.

Então, quando contratar uma assessoria, tenha em mente a proposta de mídia espontânea. Sabe o que é isso? É justamente a conquista após o tão precioso relacionamento com jornalistas – como já falamos antes.

O assessor de imprensa – que é, geralmente, um jornalista e/ou relações-públicas – conversa diariamente com os profissionais dos veículos de mídia. E, assim, estando por dentro das pautas que estão sendo desenvolvidas nas redações, ele consegue propor você como fonte especializada em determinado assunto.

Quando será publicado?

Depois que você – ou alguém de sua empresa – concede uma entrevista, a data de publicação na imprensa pode variar. De toda forma, o assessor irá manter contato com o jornalista em questão e te atualizar sobre o dia da publicação.

4. Conte com um parceiro contra as fake news

Em tempos de forte disseminação de notícias falsas em diversos canais de comunicação, a assessoria de imprensa ganhou um papel ainda mais relevante para colocar sua marca nos veículos de mídia confiáveis.

Portanto, seu assessor é um aliado para te posicionar como fonte nos meios da imprensa que são referência em credibilidade. É dessa forma que sua marca vai conquistando posicionamento e autoridade no mercado.

5. Enfrente crises com a ajuda da assessoria de imprensa

Então, se estar relacionado a fake news já é um problema sério, imagine se sua marca se envolve em alguma polêmica verdadeira?!

A gestão de crise é uma estratégia desenvolvida pela assessoria de imprensa, de forma a posicionar sua empresa da maneira mais adequada possível nesses momentos delicados. Portanto, resguarde sua marca com uma consultoria estratégica de comunicação.

6. Bônus! Atualize seu assessor

É de grande importância que seu assessor tenha conhecimento das novidades que envolvam você e sua empresa. Então, manter um relacionamento estreito com ele só irá favorecer o posicionamento de sua marca nos veículos de mídia.

Quer saber como contratar uma assessoria de imprensa? Envie-nos agora uma mensagem!