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Na medicina e nas outras áreas da saúde, como nutrição, fisioterapia e psicologia, não há fórmulas mágicas para conseguir mais pacientes. Nem mesmo existem segredos guardados a sete chaves para te fazer alcançar essa meta. A solução, na verdade, encontra-se nas estratégias para conquistar pessoas.

Seja nas redes sociais, em seu site ou até nas ações offline, como a assessoria de imprensa, o seu posicionamento como profissional deve ser voltado para a solução de problemas. Você, com sua capacidade técnica, tem recursos para ajudar quem precisa, seja qual for a sua especialidade.

Adotar a empatia

Em outras palavras, o primeiro passo para conseguir mais pacientes é adotar a empatia. Isto é, compreender qual é o incômodo, a dor daquela pessoa.

Existem inúmeros estudos de marketing que dizem que as compras e a contratação de serviços são rotineiramente motivadas pela busca de resoluções. Logo, você como médico ou profissional da saúde, deve ter isso em mente.

Dicas de como conseguir mais pacientes

O momento atual de pandemia de Covid-19 reforça a importância do foco no relacionamento, não nas vendas. Ainda que os atendimentos possam ser online – como a telemedicina autorizada temporariamente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Ou seja, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, devem ampliar seus canais de comunicação com as pessoas. Por exemplo, as redes sociais são importantes ferramentas para um profissional se aproximar de seus pacientes – atuais e novos. O trabalho aqui é de sua marca, ou melhor, branding.

Por meio de sua expertise, você usa seus canais para levar informação relevante a quem precisa. Dessa forma, tem a possibilidade de se tornar referência em sua especialidade.

Seja fonte de informação

Com tantas fake news espalhadas, o que a população mais precisa é de fontes confiáveis de informação. Então, você pode fazer isso em suas redes sociais e no site, por exemplo, além de ser fonte de reportagens sobre temas do seu domínio.


Para ser convidado a dar entrevista para um programa de rádio, TV ou canal do YouTube, a assessoria de imprensa é a estratégia indicada. Por meio de ações com a assessoria, é possivel a construção desse relacionamento com jornalistas e influenciadores.

Torne-se inspiração

Profissionais da saúde dominam temas que geram muitas dúvidas no público em geral. Dentro da sua especialidade, reflita sobre as respostas que as pessoas tanto buscam para o dia a dia.

Para dar um exemplo, um nutricionista tem conhecimento e respaldo para compartilhar substituições de alimentos que faz em sua rotina. Isso não significa, de forma alguma, fazer recomendações generalistas, apenas uma amostra de hábitos de saúde que podem motivar os seguidores.

Ou, então, você é médico especialista em reprodução assistida e produz conteúdos num blog, orientação sobre o ciclo menstrual e questões de infertilidade.

Diversifique seus canais de comunicação para conquistar mais pacientes

Para conseguir mais pacientes, é importante saber onde eles estão, ou seja, qual rede social mais acessam, onde mais consomem informação.

Em outras palavras, esqueça o discurso “ninguém mais tem Facebook”, se seu cliente ideal usa justamente essa plataforma.

Se ainda não aplica questionários aos pacientes atuais, com informações que indicam como chegaram até você, use o momento para fazer enquetes nas suas próprias rede sociais. E, assim, saber mais sobre quem te segue.

Por exemplo, se seus seguidores revelarem que gostam muito de ver vídeos, considere preparar materiais nesse formato para o IGTV e, por que não, para o YouTube. Mais uma vez: tudo irá depender de onde a sua persona está.

Aproxime-se dos pacientes

Continuando o item acima, um dos canais de comunicação que mais geram proximidade com os pacientes é o Whatsapp. Isso porque ele faz parte da rotina das pessoas. É fácil de usar, está sempre em mãos.

Isso significa que você pode interagir pelo aplicativo de mensagens. Inclusive, enviando vídeos curtos e outros conteúdos informativos. Você pode criar uma lista de distribuição com alguns de seus contatos. E escolha um dia da semana para enviar assuntos de relevância para eles.

Hora de agir!

Agora você já sabe de algumas estratégias para te ajudar a conseguir mais pacientes, por meio do relacionamento com as pessoas.

Como a produção de conteúdo para as redes sociais e outros canais gera muitas dúvidas entre os profissionais da saúde – que devem obedecer regras de seus respectivos conselhos –, você pode contar com uma consultoria especializada de marketing.

Entre em contato por aqui, ou envie mensagem pelo Whatsapp para solicitar um orçamento sob medida para você!

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