Skip to main content

Até quem não está envolvido diretamente no mercado da comunicação se interessa por filmes sobre marketing. Sendo assim, a explicação para isso – além do sucesso da sétima arte por si só – é o fato de a área despertar muitos dos nossos sentimentos.

Alavancando vendas

Você pode até ter sentido raiva ao ver um lobista sem escrúpulos tentando defender a indústria do cigarro em “Obrigado por Fumar”. Mas certamente tirou alguma lição do longa. Ainda que seja sobre o que não fazer.

Então, essa e tantas outras obras do cinema e da televisão mostram uma pincelada do dia a dia dos marketeiros e suas estratégias mirabolantes para alavancar vendas e também gerar engajamento com as marcas.

5 filmes sobre marketing para tirar lições valiosas

Assim, pensando nisso, separamos uma lista de 5 filmes de marketing para você aprender sobre o ofício, mesmo que seja com exemplos da ficção. Então, prepare a pipoca e vamos lá!

1. “Obrigado por Fumar” (2005)

Mencionamos o longa anteriormente, mas vamos detalhar um pouquinho para quem ainda não viu. “Obrigado por Fumar” mostra os desafios de ser um “advogado do diabo”. Ou melhor, um “marketeiro do diabo”.

Dessa forma, a história mostra o lobista Nick Naylor como representante da indústria do tabaco norte-americana, precisando defender que “fumar é legal” (no sentido de “descolado”).

Essa é uma lição sobre como alguns desenvolvem a habilidade com as palavras para convencer. Ou seja, por que não, confundir as pessoas.

Empreendedorismo

2. “Fome de Poder” (2016)

Essa é outra obra que precisamos mencionar e que não é somente sobre marketing mas, sim, sobre negócios e empreendedorismo. Ela conta a história – baseada em fatos reais – do vendedor de máquinas de milk-shake Ray Croc, que consegue “fundar” o McDonald’s.

Depois de conhecer os irmãos que haviam criado um modelo original e inovador de fast food, o protagonista corre atrás de formas para impulsionar o negócio.

E, apesar de narrar uma ética duvidosa do personagem principal em diversos momentos, o roteiro mostra um perfil incansável de empreendedor e que serve como importante lição.

3. “Mad Men” (2007-2015)

Certo, certo. Não é filme, mas é série sobre marketing. E uma das mais reconhecidas pela crítica. Ao longo de sete temporadas, o seriado mostra como campanhas e ações publicitárias estão intimamente ligadas com comportamento e sociedade.

Então, a história é sobre uma agência, a Sterling Cooper, que precisa vender o “sonho americano”, em meio aos anos 1960.

4. “Syrup” (2013)

Lembramos desse filme, pois ele aborda justamente estratégias de marketing para tentar vender “o sonho americano enlatado”, que nada mais é que um energético.

A história do longa sobre dois jovens executivos que querem comercializar tal produto, nos leva então a refletir sobre a própria indústria da publicidade.

Em outras palavras, um prato cheio sobre abuso da ingenuidade das pessoas e sobre como investir apenas em imagem é algo insustentável.

Marketing Pessoal

5. “Amor a Toda Prova” (2011)

Esse filme geralmente não entraria nesse tipo de lista. Contudo, é um exemplo sobre marketing pessoal – e, indo um pouco mais longe, pode nos levar a refletir sobre reposicionamento de marca.

O roteiro narra a vida do “apagado” Cal Weaver, que se vê traído pela esposa e então, começa a mudar o estilo de vida.

Essa transformação é incentivada por um jovem que ele conhece em um bar e que sabe bem se posicionar e demonstrar autoconfiança.

O filme está na categoria de comédia romântica, mas, se refletirmos bem, vamos entender como crises na vida e, claro, no cenário profissional, podem impulsionar mudanças positivas.

Dica bônus:

“The Newsroom” (2012-2014)

Não é um filme sobre marketing. Mas como amamos jornalismo, vamos dar a dica dessa série. A história é sobre a produção do programa jornalístico “News Night”, que conta com o apresentador Will McAvoy e a produtora MacKenzie McHale.

Esse é um dos exemplos mais interessantes para entender como é a correria do jornalismo diário. Da mesma forma, a importância da comunicação e da informação de qualidade.

Em conclusão, podemos ficar por horas e horas falando de séries e filmes sobre marketing e comunicação. Mas que tal tomar um café para conversar mais sobre essas e outras estratégias? Envie-nos agora uma mensagem pelo site ou pelo whatsapp: (31) 99404-0123.

Leave a Reply