Antes de mais nada, você sabe como lidar com a imprensa? A melhor forma é conhecê-la. É por isso que existe o chamado media training, um conjunto de técnicas e informações relevantes para saber como se comunicar bem com os jornalistas, principalmente, durante as entrevistas.

Então, qual linguagem utilizar? Como se vestir para um programa de TV? O que pode e o que não pode ser dito? Como entender o que o jornalista quer?

Contato com profissionais da mídia

Primeiramente, é importante ter em mente que o treinamento para saber as respostas das perguntas acima faz parte do amplo trabalho realizado pela assessoria de imprensa, que busca promover sua marca ou negócio por meio do contato estreito com os profissionais da mídia.

Então, neste texto, separamos algumas orientações fundamentais para que a comunicação com os jornalistas seja a melhor possível. Vamos lá!

Entenda como a imprensa funciona

Primeiramente, é importante entender que a imprensa funciona com base na informação. É a busca por conteúdos relevantes que movimenta jornalistas e os fazem desenvolver pautas, buscar fontes, dados e produzir reportagens.

Assim, o dia a dia em uma redação – seja de portal, jornal, rádio, TV ou outro canal de comunicação – costuma ser bastante agitado. Os profissionais passam o expediente correndo contra o relógio para a produção e a publicação dos melhores conteúdos.

Disponibilidade

É por isso que, em muitos dos casos, precisam de fontes “para ontem” ou “anteontem”, pois estão com o tempo contado para poder fechar uma matéria. Dessa forma, o entrevistado que está com disponibilidade imediata tem grandes chances de conseguir participar da publicação.

Mas disponibilidade não é garantia de inserção na imprensa, claro. Para que isso aconteça, sua marca precisa estar bem trabalhada entre os veículos, e a assessoria de imprensa é uma estratégia para manter contato constante com os jornalistas.

Oportunidade

Ao mesmo tempo em que propõe pautas e fontes rotineiramente para os veículos, o assessor fica por dentro dos temas que estão sendo trabalhados e que despertam interesse dos editores.

Dessa forma, ele consegue orientar o cliente sobre assuntos que devem estar na ponta da língua, prontos para quando a oportunidade de uma entrevista surgir. Além disso, quem domina um assunto, sabe como transmiti-lo com mais segurança, tema que falaremos a seguir.

Transmita confiança e segurança

Lembre-se: jornalistas valorizam informação, em primeiro lugar. Portanto, se uma fonte consegue explicar detalhadamente sobre determinado tema, elucidando as dúvidas do repórter, vai significar uma importante parte para a construção da matéria.

Então, para ter domínio de um assunto, a resposta é simples: estude. Dessa forma, você terá segurança sobre sua área de atuação e sempre que surgir uma oportunidade de entrevista, pesquise sobre o tema mais detalhadamente, até se sentir confiante o suficiente para falar sobre ele.

Traduza termos técnicos

Além disso, outra maneira de demonstrar confiança sobre um assunto é saber dar explicações utilizando uma linguagem mais acessível às pessoas.

Por exemplo, é muito comum o linguajar médico ser repleto de terminologias específicas. Não há problema algum em utilizá-las, desde que faça uma explicação em seguida.

Conheça o perfil do veículo e do jornalista

Outra importante estratégia para lidar com a imprensa é pesquisar sobre o veículo e o jornalista que irá entrevistá-lo.

Então, se for a um programa de TV, converse com o apresentador em questão para entender o tipo de linguagem utilizada, se é um ambiente mais formal ou descontraído e algumas das perguntas que poderão ser abordadas.

Treine com o assessor e com o espelho

Mais um detalhe importante: para saber como lidar com a imprensa, um dos treinamentos é feito com o próprio assessor, em que ele irá entrevistá-lo, observando sua forma de comunicação. Dessa forma, poderá destacar pontos de melhorias e correções.

Espelho, espelho meu

Além disso, uma estratégia é sempre conversar com o espelho e prestar atenção em como está a transmissão da mensagem. Essa dica é ainda mais relevante se a entrevista em questão for em vídeo, como para um programa de televisão.

Em seguida, é possível gravar a própria fala e ouvir atentamente em caso de entrevista para rádio, observando como está a enunciação, a pronúncia, de forma a deixar tudo cada vez mais claro e fluido.

Repare nos “é…”

Da mesma forma é preciso estar atendo, durante o treinamento ou nas próprias entrevistas que conceder, sobre o costumeiro “é…” que colocamos entre as palavras, quando estamos pensando sobre o que dizer. Ele deixa o discurso poluído, então, procure evitá-lo, sem medo de substituí-lo por um curto silêncio.

Vista-se bem para uma entrevista

Nossa comunicação não verbal diz muito sobre nós, portanto, a forma como nos vestimos tem tudo a ver com isso. Assim, para transmitir credibilidade em uma entrevista, é importante estar vestido apropriadamente.

Na TV

Portanto, em um estúdio de TV, o mais adequado para homens é o terno ou ao menos camisa e calça social. Do mesmo modo, as mulheres devem adotar um visual mais formal, elegante e evitar o uso de saias curtas e decotes que podem deixá-las incomodadas durante a entrevista.

Já em vídeo, roupas lisas são as ideais. Deve-se evitar o tom branco ou escuro demais, bem como listras e estampas, pois podem interferir na qualidade da imagem.

Atenha-se ao contexto

Mas lembre-se que a forma de se vestir e até mesmo de falar varia muito em cada contexto. Por isso é tão importante conhecer o veículo e o jornalista.

Por exemplo, se for a gravação de um programa descontraído, ao ar livre, como se fosse um bate-papo, não há necessidade de formalidade excessiva.

Prepare “a casa” para receber a imprensa

Caso for conceder uma entrevista em sua casa, escritório ou consultório, faça com que a imprensa tenha todo o recurso necessário para garantir a qualidade do material.

Primeiramente, escolha uma sala reservada, silenciosa, com boa iluminação e decoração agradável. Além disso, lembre-se de que equipes de reportagem precisam de acesso a tomadas, para ligar equipamentos.

Não peça para ver/ler a matéria antes da publicação

Isso é fundamental: uma das formas de ofender o jornalista é pedir para ver a reportagem para a qual você concedeu uma entrevista, antes da publicação oficial. Então, a não ser que o próprio jornalista ofereça, não cometa essa indelicadeza com o profissional.

Coloque-se à disposição para outros esclarecimentos e envie materiais complementares sobre o tema, bem como a grafia correta de terminologias técnicas que tiverem sido abordadas.

Como lidar com a imprensa em uma gestão de crise

Até agora, falamos sobre como lidar com a imprensa em situações mais tradicionais. Mas como deve ser isso em situações de crise?

Em alguns casos, a abordagem dos jornalistas pode ser relativa a um problema vivido por sua marca, como uma denúncia, um crime, um acidente, entre muitos outros momentos delicados.

Manual de Gestão de crise

Em primeiro lugar, é fundamental contar com o manual de gestão de crise elaborado pela assessoria de imprensa. A partir daí, toda a equipe de sua empresa precisa estar alinhada sobre como proceder nesses momentos, evitando pânico desnecessário e disseminação de informações desencontradas.

Ademais, a comunicação oficial com a imprensa deverá ser feita sempre por um porta-voz, orientado a se comunicar com calma, precisão e para revelar apenas dados relevantes que evitem especulações.

Sem mentiras

Jornalistas costumam ter “faro” para descobrir a verdade. Portanto, mentir durante uma entrevista é totalmente desaconselhável. Ainda mais, porque, em muitos dos casos, é difícil transmitir confiança genuína quando estamos falando alguma inverdade.

Assim, se não souber sobre determinado tema, atenha-se àquilo que está em seu domínio. Mas, caso não se sinta confortável em responder sobre algo, não tenha medo de declinar educadamente a pergunta.

Converse conosco

Por fim, podemos passar horas e horas falando sobre como lidar com a imprensa. Então, que tal marcar um bate papo sem compromisso para falarmos sobre planejamentos específicos para sua marca? Envie-nos agora uma mensagem pelo site ou pelo whatsapp: (31) 99404-0123