A área da comunicação social é dividida em segmentos diferentes. Entretanto, apesar de diferentes, eles são muito parecidos e complementares. Relações públicas, jornalismo, publicidade, marketing, entre outras, são as disciplinas que formam esse conjunto. Neste texto, vamos mostrar as diferenças entre relações públicas e assessoria de imprensa. Vamos lá?

Relações públicas e Assessoria de Imprensa

Cada uma dessas disciplinas tem suas particularidades. E, juntas, favorecem a construção e o fortalecimento da identidade de uma marca – termo mais conhecido como branding.

Dessa forma, em muitos casos, as agências de comunicação contam com profissionais com formação nessas áreas. Isso contribui imensamente com a elaboração das estratégias de divulgação e relacionamento entre um negócio e seu público.

Mas quando contar com um profissional de relações públicas ou um jornalista assessor de imprensa? O que cada um deles faz? Confira algumas respostas a seguir!

O que é relações públicas?

Relações públicas é uma das disciplinas da comunicação. O profissional responsável por essa função cria um plano estratégico com foco no relacionamento entre empresa e público. Tanto o externo, como os clientes, quanto o interno, ou seja, os colaboradores.

Comunicação interna

O planejamento de comunicação pode envolver diversos canais que têm alcance a cada público diferente. Internamente, isso inclui TV corporativa, jornal mural e materiais variados de comunicação interna. Bem como eventos, entre outras estratégias.

Comunicação externa

Já em termos de relacionamento externo, o RP pode atuar na criação estratégica de campanhas publicitárias. E também ações de assessoria de imprensa, assim como na elaboração de press release e conteúdo para redes sociais, por exemplo.

Atenção ao cliente e relações públicas

Quem atua com relações públicas de uma empresa tem o papel de entender o que o cliente deseja. E, como a empresa pode se relacionar com ele. Então, esse relacionamento é, na verdade, uma proposta de valor que é oferecida para melhor a vida da pessoa. Isto é, como uma marca pode solucionar algum problema na vida de alguém.

Para entender isso, o RP fica atento a reclamações, sugestões e comentários. E ainda conduz pesquisas de mercado e opinião para ter insights que favoreçam o planejamento estratégico.

O que é assessoria de imprensa?

Já a assessoria de imprensa consiste em um relacionamento constante com jornalistas de inúmeros veículos, com o objetivo de divulgação de uma marca, um produto, um evento, entre várias outras possibilidades. E, principalmente, para fortalecer a imagem de pessoas físicas e líderes de empresas, gerando credibilidade.

Por meio de um contato diário com os profissionais da imprensa, o assessor vai construindo essa relação, trocando informações relevantes, isto é, de interesse público. Dessa forma, uma empresa ou seus representantes podem ser fonte para entrevistas e reportagens.

Press release

Mencionamos o release acima, e vale lembrar que, em muitos dos casos, a elaboração desse material é de responsabilidade do próprio assessor, estando alinhado com as estratégias de comunicação.

O press release tem uma pegada jornalística, uma vez que tem como objetivo a divulgação de um fato, uma novidade e o uso de fontes, mas com um teor corporativo. Esse comunicado é enviado aos jornalistas, para auxiliar na construção das reportagens.

Organização de eventos

O relacionamento com jornalistas é construído de diversas maneiras. Então, engana-se quem acha que a organização de eventos fica restrita aos profissionais de RP.

Por meio de encontros sobre pautas, lançamento de produtos, estabelecimentos, divulgação de pesquisas etc., assessores vão se aproximando dos profissionais da mídia e fortalecendo a relação de confiança.

Trabalho em conjunto – relações públicas e assessor

As qualificações de um RP e de um assessor de imprensa, quando empregadas juntas em uma estratégia de comunicação, proporcionam o fortalecimento de uma marca. E, assim, possibilitam ganho de autoridade diante do mercado.

Nas agências, os profissionais de ouro são os que reúnem as habilidades e qualificações de um relações-públicas e um assessor de imprensa, uma vez que ambas as áreas precisam estar consideravelmente alinhadas.

E, para você que quer tudo isso, basta entrar em contato por aqui, ou enviar mensagem pelo Whatsapp.