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Quando vamos traçar estratégias de marketing digital, o Facebook é uma das primeiras redes sociais que levamos em conta. Não podemos ignorar o fato de ela ser a segunda mais acessada no Brasil, atrás apenas do YouTube, segundo o Relatório da Situação Digital Global em 2019, da Hootsuite.

De todas as pessoas conectadas no país, 90% estão presentes no Facebook. São 130 milhões de brasileiros curtindo, comentando, compartilhando e participando de diversas formas diferentes dessa importante ferramenta.

Mas, nos últimos tempos, a rede de Mark Zuckerberg foi alvo de diversas mudanças de interface, visualização e métricas, além de polêmicas de violação de privacidade. Com isso, é normal ficarmos em dúvida sobre sua real eficácia nas ações de marketing digital.

Reflita se vale a pena investir

A pergunta que você está se fazendo, provavelmente, é: será que vale a pena continuar investindo no Facebook?

Como já falamos, são milhões de brasileiro conectados ali; 130 milhões[1] , mais especificamente.  Se sua persona (cliente ideal) está no Facebook, você tem essa rede social como um excelente canal de comunicação com ela. Agora, basta saber como utilizá-lo.

Vamos esclarecer melhor isso. Continue a leitura!

Entenda como o Facebook funciona

Pense sobre quantas páginas você curtiu/segue e quantas pessoas são seus amigos. Se você fosse realmente visualizar tudo que cada perfil está postando, sua experiência com o Facebook seria muito ruim, certo?

É por isso que vemos apenas uma pequena porcentagem daquilo que é postado na rede. E, claro, existem algoritmos programados para definir o que irá aparecer para você, tomando como base seus interesses, suas interações e seu comportamento na rede.

Familiares e amigos

Outro ponto importante a ser destacado aqui é que o Facebook tem como objetivo maior valorizar aquilo que as pessoas estão publicando, e não as marcas.

Ou seja, quando você conquista verdadeiramente seus seguidores, você pode aumentar suas chances de engajamento e, claro, compartilhamento, o que favorece sua autoridade digital.

Canais diferentes

Vale lembrar que o Facebook oferece, ainda, o Stories, bem como o Messenger, que são canais de comunicação com diferentes propostas.

O primeiro, por exemplo, apresenta conteúdos efêmeros, com apenas 24 horas de duração, mas oferecem recursos de interação, como enquetes e perguntas.

O segundo é, resumidamente, um chat que pode funcionar como um canal de comunicação direta com seus clientes.

Aprenda a ter maior alcance

Depois de entender essa seleção que o Facebook faz, você será capaz de trabalhar melhor suas estratégias de marketing digital. Vamos falar sobre duas formas de fazer isso. Confira!

Conteúdos atrativos

De forma orgânica, ou seja, não paga, posts com maior engajamento são valorizados pelo Facebook. Logo, publicações com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos aparecem para mais usuários.

Para isso, é fundamental investir em conteúdo visualmente mais atrativo e informativo, como vídeos, infográficos, imagens impactantes, posts engraçados e que trabalhem a emoção dos seguidores, por exemplo.

São diversas as possibilidades de temas, mas lembre-se sempre de ter sua persona (cliente ideal) em mente na hora de criar.

Anúncios (Facebook Ads)

No marketing digital é muito comum associarmos estratégias orgânicas e pagas. O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios, capaz de fazer segmentações muito específicas de público-alvo.

Por valores variáveis, é possível impulsionar posts, páginas, traçando objetivos muito diferentes, como engajamento, alcance, conversão de leads, entre outros. Cada situação é bastante particular.

É fundamental detalhar ao máximo as particularidades para quem a publicação deverá ser destinada. Por exemplo, se você quer vender bolo de casamento, poderá direcionar a postagem para usuários que estejam noivos, pesquisando sobre festa de casamento, destinos famosos de lua de mel etc.

Amplie suas estratégias de marketing digital

Por mais que o Facebook seja alvo de constantes transformações e críticas, não descarte-o de sua estratégia de marketing digital, se seu cliente é um usuário dessa rede.

De toda forma, tenha em mente que o mundo digital muda constantemente e, portanto, o que vale para hoje, pode não ser interessante amanhã. Além disso, lembre-se de que não podemos apostar todas as fichas em um só lugar.

Estratégias de comunicação devem levar em conta as particularidades de cada negócio, o segmento e o contexto do mercado em questão. Isso pode envolver investimento em outras redes sociais, site, blog, materiais ricos (como e-book ou landing page), entre outras ações de marketing digital.

Para saber mais sobre planejamentos específicos para sua marca, envie-nos agora uma mensagem!


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