É de se esperar que a principal rede social para busca de oportunidades de trabalho seja usada para favorecer seu negócio, não é mesmo? Para isso, basta saber como aproveitar bem o LinkedIn para empresas nas estratégias de seu marketing pessoal e profissional.
Em primeiro lugar, é importante dizer que o LinkedIn para empresas não é aquele site que acessamos apenas para atualizar o currículo, candidatar a algumas vagas e ficar semanas sem voltar. Bom, se ainda for assim para algumas pessoas, há algo de muito errado – com elas, não com sua empresa.
Essa rede social é um lugar de oportunidades, seja B2B, seja B2C, e networking. E os números, segundo o Relatório da Situação Digital Global em 2019 da Hootsuite, são um forte indicativo de que ela merece toda atenção das empresas:
- 604,4 milhões de usuários no LinkedIn no mundo;
- 35 milhões de usuários no LinkedIn no Brasil.
Então, como tirar o maior proveito possível? Confira algumas das respostas ao longo deste texto!
Dicas para usar o LinkedIn para empresas
Em primeiro lugar, sua empresa deve tomar é criar uma página profissional no Linkedin – a “company page”. É como no Facebook, em que temos os perfis pessoais e as fanpages. Mais detalhes abaixo!
Crie página no LinkedIn para empresas
Na página profissional do LinkedIn, sua marca deve disponibilizar todas as informações relevantes: quem você é, serviços e produtos oferecidos, vagas e oportunidades, pessoas que fazem parte etc.
Além disso, lembre-se de incluir palavras-chaves na descrição e de alterar a URL da company page, de uma forma que favoreça o SEO.
Em alguns casos, há, também, uma extensão da página, a “showcase page” (página de vitrine), em que seu negócio pode fazer uma maior segmentação daquilo que é oferecido pela marca.
Publique conteúdos interessantes
Como sua página no LinkedIn para empresas é uma representação da sua marca, você deve atualizar o feed periodicamente. Aposte em conteúdos relevantes para seus seguidores – sua persona, melhor dizendo.
A fim de aguçar a curiosidade, aposte em imagens atrativas, headlines, vídeos explicativos, artigos relevantes… Esses são alguns dos formatos de conteúdo que sua empresa pode disponibilizar.
Mas pense estrategicamente no objetivo de cada post. Tenha um plano, coloque-se no lugar dessas pessoas e reflita:
- Qual é o objetivo de sua empresa em termos de conversão de leads?
- Seu conteúdo levaria seus seguidores para seu site?
- O que essas pessoas gostariam de saber e como sua marca pode ser referência nessas informações?
- Com quais informações sua persona tende a se engajar?
Interaja com os usuários no LinkedIn
Comentários e perguntas nas publicações são ótimas oportunidades para observar o comportamento dos usuários em sua company page.
Mas você não pode ficar só de longe, isto é, sua marca deve, sim, responder e interagir com as pessoas!
Isso faz parte da construção de relacionamento entre pares e com seus clientes. Então, em poucas palavras, essa troca é uma parte essencial do networking.
Reforce sua presença profissional no LinkedIn
Você responde por sua empresa, certo? Seja líder ou liderado, você faz parte dessa organização e, portanto, deve estar envolvido nas estratégias ligadas a ela.
Em seu perfil do LinkedIn, o seu posicionamento tem grande relevância para a divulgação, a confiabilidade e a autoridade da marca com a qual você está envolvido. Portanto, alinhe isso bem internamente entre os colaboradores.
E, no caso dos gestores e diretores, publicar artigos relatando experiências e aprendizados é uma ótima alternativa para gerar interação entre conexões. Mas para isso, você também deve ser ativo nas publicações de seus contatos.
Consultoria estratégica e de conteúdo
Então, para começar a desenvolver conteúdo para sua empresa e para você mesmo no LinkedIn, o primeiro passo é fazer um planejamento. Levante seus objetivos, defina metas e planos de ação.
Mas depois dessa primeira etapa, caso você tenha dificuldade sobre como dar continuidade a esse processo, podemos te ajudar.
Temos uma equipe multidisciplinar que pode colocar em prática a sua estratégia e ainda redigir artigos para o seu LinkedIn profissional. Isso porque um texto bem escrito agrega valor e autoridade para sua imagem profissional.
Envie-nos agora uma mensagem! Ou, se preferir, converse conosco pelo Whatsapp: 31. 99404-0102.