Skip to main content

Especialista Sérgio Furtado explica sobre fatores que podem estragar a rinoplastia

Existem muitos fatores que podem estragar a rinoplastia, uma das cirurgias plásticas mais procuradas em todo o mundo. Segundo pesquisa recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética – ISAPS, divulgada em setembro de 2023, pessoas de 18 a 34 anos são quem mais buscam pelo procedimento. Mas quais são os fatores que podem estragar a rinoplastia?

Apesar do receio das pessoas, a recuperação pós rinoplastia é considerada relativamente simples. Porém, o cirurgião plástico e referência no procedimento, Sérgio Furtado, alerta sobre os fatores – como a exposição ao sol, que podem causar problemas e prejudicar os resultados finais da cirurgia. 

Em entrevista, Furtado esclarece algumas dúvidas comuns aos pacientes e aponta os motivos que podem danificar a rinoplastia.

Dr. Sérgio, por que a exposição ao sol é um dos fatores que podem prejudicar a rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia causa alguns hematomas que, por menores que sejam, ocorrem com frequência. Quando nos expomos ao sol com essas manchas, que ainda não foram totalmente absorvidas pelo organismo e sem a devida proteção, elas podem se transformar em manchas permanentes. Além disso, a exposição solar pode deixar o nariz inchado por mais tempo. Por isso, quando está se recuperando de uma rinoplastia, a exposição deve ser feita de forma pontual e apenas em casos de necessidade. 

Quais outros fatores podem estragar a rinoplastia?

Não seguir os cuidados de limpeza necessários; não seguir as orientações com relação ao repouso; não se alimentar ou dormir bem; realizar esforços desnecessários; não manter o controle de doenças como diabetes. E, de preferência, não fumar. E tudo que possa, de alguma forma, reduzir a imunidade do paciente.

Quais cuidados o paciente após a rinoplastia? 

Alguns cuidados no pós-operatório são fundamentais para evitar alguns problemas cicatriciais desnecessários:

Manter uma boa hidratação; fazer compressas frias periodicamente; dormir com a cabeça elevada. E, principalmente, não mexer no curativo, pois a retirada dele é feita na consulta de revisão, sete dias após a cirurgia.⠀

Qual o tempo de recuperação após a rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia é um processo relativamente simples. Nos primeiros dias, pode haver uma sensação de entupimento nasal, pois ocorre um leve inchaço na parte interna e externa do nariz. Geralmente, os pacientes podem retornar ao trabalho entre sete e 15 dias após o procedimento, sendo permitido realizar tarefas rotineiras. 

Recomendo o retorno após quatro semanas para exercícios físicos leves, que não envolvam riscos de trauma. No caso de atividades pesadas, que envolvem riscos de trauma nasal, sugiro sua prevenção por, pelo menos, três meses.

Qual conselho você daria para quem deseja realizar uma rinoplastia?

Recebo muitos relatos de pessoas que recuperaram sua autoestima, melhoraram a postura e autoconfiança após a cirurgia de rinoplastia. Assim, quando algo em nós não nos agrada, nos sentimos incomodados e sonhamos em ser diferentes. É como se todo o contexto da nossa vida girasse em torno daquela insatisfação.

Vale a pena fazer uma segunda rinoplastia?

Muitas pessoas se sentem incomodadas com a forma natural do seu nariz. Percebem que há desarmonia e gostariam de mudar isso. “Já passou outras vezes pela rinoplastia, mas seus resultados não foram tão esmagadores. No entanto, às vezes temem passar por uma segunda rinoplastia, por medo de ficar ainda pior. Contudo, com a escolha do profissional certo, você pode alcançar o resultado dos seus sonhos .”

Como médico, meu objetivo é trazer para você segurança, satisfação e autoestima que talvez nunca tenha experimentado. Se você se sente incomodado com o seu nariz, o que posso te dizer é: a vida após a rinoplastia é um resgate da sua imagem pessoal!⠀

Sobre Sérgio Furtado

Natural de Itabira, no interior de Minas Gerais, Sérgio Furtado é filho de pais médicos e se formou em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2009. Sérgio se especializou em Cirurgia Geral no Hospital Vera Cruz; em Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, e em Rinoplastia com Fellowship no Marienhospital, em Stuttgart, na Alemanha. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e da Sociedade Europeia de Rinoplastia. Dedicação e comprometimento são seus diferenciais, prezando por resultados que combinam a melhora estética e funcional do nariz.

Informações para a imprensa 

Hipertexto Comunicação Empresarial

Mateus Pena – 31. 99066-838

[email protected]

Leave a Reply