Skip to main content

A empresa mineira de minimercados autônomos Be Honest, que pertence ao grupo Supernosso, adquiriu 12 franquias da Snacki. Matéria no Jornal do Comércio.

A negociação com a Snackin ainda inclui a aquisição de outras operações localizadas em Goiânia

imgTodas as unidades de Uberlândia serão operadas por um casal de franqueados local | Crédito: Be Honest / Grupo Supernosso / Divulgação

A empresa mineira de minimercados autônomos Be Honest, que pertence ao grupo Supernosso, adquiriu 12 franquias da Snackin, todas localizadas na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

De acordo com o sócio-diretor da Be Honest, Marcelo Carneiro, a companhia ainda deve obter outras 48 operações em Goiânia. Essas novas unidades devem gerar um acréscimo de aproximadamente 30% no faturamento da empresa.

Esse movimento faz parte da estratégia da companhia mineira de expandir sua atuação na região. Carneiro explica que a Be Honest tem apostado no modelo de franquias.

“Nós estamos transformando quase todas as nossas lojas próprias em franquias, com exceção das unidades no Espírito Santo, que continuam sendo lojas próprias”, relata.

executivo destaca que a aquisição dessas lojas de Uberlândia faz parte da primeira fase das negociações com a Snackin. Todas elas serão geridas por um único casal de franqueados da região. No total, essas 12 unidades de minimercados autônomos faturaram R$ 2,5 milhões ao longo de 2023.

“A Be Honest tem exclusividade na compra e na aquisição de todas essas lojas da Snackin”, pontua.

As operações também farão parte de uma parceria estratégica com a rede local de supermercados, a D’Ville. O acordo tem como objetivo otimizar a operação e diversificar a oferta de produtos nas lojas da franqueadora.

Vale ressaltar que essas parcerias com redes varejistas fazem parte do modelo de negócio da Be Honest, com exemplos semelhantes em outras regiões: com o Grupo Supernosso em Belo Horizonte e com o Grupo Coutinho no Espírito Santo, dentre outros. “Nós só entramos em alguma cidade se tiver o supermercado parceiro”, afirma.

Minimercado autônomo da Be Honest.
Crédito: Be Honest / Divulgação

Dessa forma, o franqueado passa a contar com um fornecedor local responsável pela separação dos produtos, o que facilita a operação do minimercado autônomo.

Além da centralização das compras, também tem a questão do uso da marca da varejista, o que acaba beneficiando no volume de vendas.

Outras vantagens são o acesso a um catálogo de mais de 10.000 produtos e a integração de soluções de e-commerce para facilitar a reposição de estoques nas franquias em Minas.

“É uma parceria estratégica, onde nós entramos juntos com a marca do De’Ville, formando a ‘D’Ville | Be Honest’, e toda a compra vai ser realizada no D’Ville, com condições especiais para o franqueado. Nós vamos fazer o pedido de reposições das lojas D’Ville | Be Honest no e-commerce do D’Ville e ele vai separar os produtos e entregar em caixas por condomínios”, detalha.

Próximos passos do processo de expansão da Be Honest

Carneiro pontua que a segunda fase do processo de aquisição dessas novas operações da Snackin ainda está em andamento. Nesse momento, a Be Honest está em busca de novos parceiros para adquirirem as operações das 48 lojas localizadas na cidade de Goiânia. Ele ainda afirma que essas operações possuem um potencial de faturamento na casa dos R$ 7,2 milhões por ano.

“Com essa aquisição e parceria, a Be Honest está bem posicionada para atender às necessidades e preferências dos consumidores do Triângulo Mineiro, marcando o início de um novo capítulo em sua jornada de crescimento”, destaca.

Ao todo, a Snackin possui mais de 70 mercados autônomos, incluindo lojas em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no qual não serão negociadas com a companhia mineira. A empresa está se desfazendo de suas operações para focar em tecnologia.

Marcelo Carneiro, CEO da Be Honest | Crédito: Be Honest / Grupo Supernosso / Divulgação

Quanto à expansão para outras regiões tanto de Minas Gerais quanto do Brasil, o sócio-diretor da empresa explica que o planejamento estratégico da marca está baseado no fortalecimento de sua presença nas regiões em que ela já atua, para depois conquistar novos mercados. “O nosso foco é fortalecer e aumentar o faturamento de nossas lojas, além de aumentar o número de lojas por região em que nós já atuamos”, afirma.

Ele revela que a Be Honest está com pretensões de se expandir para Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e para municípios do Vale do Aço; além de chegar a cidades próximas à Goiânia, como é o caso de Anápolis.

“Nós estamos em busca de novos varejistas, já temos cinco, mas estamos em busca de novos para avançar para outras regiões. Porque nós entendemos que é uma premissa muito grande ter o varejista para melhorar a parte operacional e a lucratividade do franqueado”, completa.

Esse avanço deve ocorrer, principalmente via aquisições, com a busca de empresas dispostas a negociar suas operações ou firmar uma aquisição completa. “Nós entendemos que o mercado não está com o modelo propício e que tem muita gente operando com o caixa negativo. Nós entendemos que é o momento certo para fazer aquisições”, destaca.

Para o longo prazo, segundo o executivo, a expectativa da empresa é realizar integrações das lojas com o e-commerce dos supermercados parceiros, visando a realização de vendas e gerar tráfego de clientes do mercado autônomo nas plataformas desses varejistas.

Leave a Reply