A pesquisa por voz é a forma mais fácil que temos atualmente para encontrar respostas para nossas dúvidas, sem nem usar as mãos. Então, basta falar com o smartphone, e o buscador mostra (ou narra) o que cada um quer saber.
Uso da voz
Com os dispositivos tão presentes na vida das pessoas, usar a voz para procurar informações não é coisa do futuro. Inclusive, a ComScore afirma que, em 2020, 50% das pesquisas serão feitas dessa forma.
Não há como duvidar disso, considerando que o Brasil conta com 230 milhões de celulares ativos. Em outras palavras, existe mais de um aparelho por pessoa no país, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
4 dicas para trabalhar bem o SEO na pesquisa por voz
Primeiramente, vamos entender como aproveitar bem essa era da voz e oferecer as melhores respostas. Então, é hora de conferir uma lista de dicas de SEO!
1. Pense na linguagem falada
Primeiramente, ao fazer uma busca, a forma como escrevemos é diferente de como falamos, certo? Por exemplo:
- Linguagem escrita: “cebola outback”
- Linguagem oral: “como fazer a cebola do outback”
Dessa forma, o ideal é pensar em palavras-chave de cauda longa e que estejam cada vez mais próximas à linguagem oral.
Aliás, isso pode influenciar, inclusive, nos pronomes possessivos que muitas vezes usamos no conteúdo. Isto é, em vez de usar “sua empresa”, a tendência oral seria dizer “minha empresa”, certo?
2. Mire os “featured snippets”
“Featured snippets” são a “posição zero no Google”, que aparecem antes mesmo daquela enorme lista de resultados. É comum vermos os “snippets” em uma caixa, com algumas linhas ou imagem detalhando aquilo que a pessoa deseja saber.
Assim, para alcançar o topo do topo, o ideal é criar conteúdos com períodos bastante concisos e listas de fácil leitura, por exemplo.
3. Cadastre-se no Google Meu Negócio
Se você pesquisar “outback” (ou “onde fica o outback”), você irá ver facilmente o resultado da busca. Como, por exemplo, a localização e outras informações para frequentadores, como horário de funcionamento etc. Essa praticidade é possibilitada pelo Google Meu Negócio
Sobre o mesmo ponto de vista: imagine que ótimo obter um resultado assim quando você, dirigindo com responsabilidade, só fala para o celular “onde fica o estacionamento mais próximo?”
4. Faça posts no estilo “perguntas e respostas”
Aproveite seu blog para incluir uma série de informações úteis para seus clientes. Assim, ofereça posts simples que respondam as perguntas mais comuns.
Além disso, é importante entender que o usuário tem que ser favorecido pelo conteúdo e que sua marca tem o papel de atender às necessidades dele.
Mas como o Google reconhece tudo isso?
Antes de mais nada, é preciso entender que essa capacidade – “muito ‘Black Mirror’” – do Google se deve às atualizações de algoritmo ao longo da última década.
A principal delas foi a “Humminbird” (2013, e aperfeiçoada ao longo dos anos). Ela possibilitou que o buscador compreendesse o que as pessoas querem dizer, não necessariamente por meio das “keywords”.
Em outras palavras, o algoritmo passou a “entender” de semântica. E é justamente por isso que o conteúdo tem que ter qualidade e ser produzido por quem está por dentro dessas novidades constantes.
Então, o que achou dessa lista? Se tiver dúvida, fale conosco. Envie-nos agora uma mensagem! Ou, se preferir, converse pelo Whatsapp: 31. 99404-0102.