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A comunicação interna é um trabalho que deve ser desempenhado todos os dias, com o objetivo de alinhar a cultura da empresa com seus colaboradores. São diversas ações e estratégias que levam as pessoas a tomarem para si as missões e os valores do local onde trabalham. E, assim, os resultados têm tudo para ser satisfatórios.

Mas a realidade profissional mudou muito nos últimos meses por causa da pandemia de covid-19, com um grande número de funcionários fazendo trabalho remoto. Com isso, gestores podem ficar em dúvida sobre formas de manter a comunicação interna ativa e viva na realidade corporativa.

A boa notícia é que essa tarefa não precisa de um ambiente físico para ser estabelecida. 

Home office como uma nova realidade

É bem provável que você tenha ouvido gestores afirmando que estão considerando manter suas equipes em trabalho remoto, mesmo após a pandemia. Inclusive, segundo estudo da ISE Business School, 80% dos gestores no país estão gostando do novo estilo de trabalho.

Apesar de desafiador em muitos casos, o home office realmente oferece alguns benefícios para o time e para empresários, como:

  • Passar mais tempo com a família;
  • Evitar o desgaste do deslocamento diário;
  • Flexibilizar a forma de trabalho (produção conta mais que bater cartão);
  • Economizar custos de manutenção de escritórios (aluguel, por exemplo).

E, para que a comunicação interna não seja prejudicada, é preciso realizar um trabalho constante com gestores e colaboradores, alinhando sempre a cultura da empresa.

Dicas de comunicação interna no trabalho remoto

Para que o home office não seja um problema para o alinhamento entre seus colaboradores, é preciso entender que, mesmo nos espaços físicos, muitas das ações de comunicação interna são feitas de forma digital.

Comunicados internos, atualizações sobre a empresa e as equipes, a realidade do mercado em que está inserida, entre outros. Tudo isso deve ser mantido e reforçado no trabalho remoto, pois manter as pessoas integradas é primordial nesse – e em qualquer outro – momento.

Na verdade, as ações propriamente ditas de integração, que são feitas presencialmente, é que sofreram maior transformação. Mas até essas podem ser adequadas.

Recursos para o trabalho remoto

Como a comunicação interna deve ser um reflexo da cultura corporativa, é essencial que a empresa forneça os recursos necessários para que o trabalho possa ser feito remotamente.

Isso inclui ofertar telefones com linha própria para o trabalho, equipamentos (computador, por exemplo) e até cadeira e mesa de escritório, dependendo da realidade da empresa. Mostrar cuidado com funcionários é chave para transmitir crenças e valores.

Produtividade solo e em equipe

Trabalhar de casa é diferente de fazer trabalho remoto. O coronavírus forçou uma modalidade que nem todos estavam preparados para acatar. É preciso uma adaptação para o home office e, para isso, cabe aos gestores e ao time de RH oferecer meios. Isso tem tudo a ver com as estratégias de comunicação interna.

Uma orientação bem interessante para isso são as famosas reuniões 1-on-1s, apenas entre gestor e colaborador. Elas podem ser facilmente mantidas online.

O objetivo é traçar melhor as metas em meio a uma realidade diferente. O líder deve identificar as dificuldades enfrentadas pelo liderado e oferecer caminhos para lidar com elas.

Juntamente com o alinhamento individual, é essencial manter reuniões com toda a equipe, pois servem como oportunidades para manter processos em andamento e ampliar ações a serem adotadas pela empresa.

Defina qual será a frequência para esses encontros online, conforme a realidade empresarial. Mas faça constantemente! E seja fiel a esses compromissos. Além disso, não termine reuniões sem definir ações a serem tomadas e prazos.

Estímulo à interação a distância

As reuniões de equipe são uma forma de manter a interação. Mas não funcionam como momento de descontração, certo? Por isso, crie outras formas que façam o time sentir que está junto, mesmo a distância.

Por exemplo, campanhas nas redes sociais, em que cada colaborador compartilha seu espaço de home office, pode favorecer a comunicação interna e com seu público externo, também.

Outra dica é promover atividades como as que seriam realizadas presencialmente:

  • Ginástica laboral (ou que tal uma aula de ioga online para a equipe?!);
  • Happy hour (dependendo do tamanho e dos recursos da empresa, pode ser interessante mandar entregar algo para beber e comer na casa de casa um);
  • Clube do livro online ou de outros temas;
  • Encontros online de resenhas de filmes e séries.

Criatividade faz parte da comunicação interna

Ao longo desse texto, mostramos algumas ações que podem ajudar sua empresa a desenvolver a comunicação interna no trabalho remoto.

De toda forma, uma mensagem que deve ficar é que as estratégias que favorecem a integração das pessoas e o alinhamento da cultura empresarial precisam contar com a criatividade dos gestores. Isto é, a habilidade de reconhecer as necessidades das pessoas e meios para manter os processos fluidos e satisfatórios para todos.

Como sabemos que a comunicação interna pode ser uma tarefa desafiadora, estamos aqui para te ajudar a desenvolvê-la! Envie mensagem por aqui ou clique para conversarmos por Whatsapp. 

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