Esteja onde o cliente está. Como se conectar com o público em mais de um canal de contato? Entenda sobre multicanalidade e conquiste mais clientes com essa estratégia

Em primeiro lugar, estar disponível é uma das principais características das marcas que ganham destaque e preferência do público. Mas o que fazer, de fato, para estar disponível?

A resposta é a multicanalidade. Trata-se de uma estratégia que permite que sua empresa esteja acessível em diversos canais, nas mais variadas plataformas. Dessa forma, você cria relacionamento com as pessoas.

Por exemplo, uma marca pode oferecer contato por meio de telefone, WhatsApp, e-mail, rede sociais ou chat de interação no site. E também as lojas físicas, permitindo assim a comunicação com o cliente.

Ou seja, por meio da multicanalidade é possível:

• Ampliar as oportunidades de vendas;
  • Amenizar críticas e reclamações;
  • Gerar visibilidade para a marca;
  • Facilitar a interação, gerando conexão e engajamento.

Multicanalidade: em quais canais devo estar?

Antes de tudo, é importante entender que não é preciso estar em todos os canais possíveis. É importante que você tenha uma estratégia que integre esses canais e alinhe as informações geradas. E é fundamental entregar uma experiência de qualidade para o cliente. E isso deve ocorrer em qualquer meio que ele opte por fazer contato.

Ou seja, é preciso compreender seu público e os pontos de contato. Assim, você extrai o melhor de cada um desses canais, com foco na experiência e satisfação do seu cliente.

Interação

Antes de começar a multicanalidade, avalie se há condições de oferecer interação com qualidade. Para tanto, resolva os problemas de forma efetiva e rápida. Assim, você irá atender e encantar o cliente.

Além disso, lembre-se: é importante avaliar onde o seu público está. Numa época de incontáveis redes, quais as mais eficazes para dialogar com o seu público? Para te ajudar nesse processo, conte com o apoio de uma estratégia de comunicação eficaz.

Atualmente, a fim de facilitar os atendimentos, há ferramentas de automação que oferecem agilidade ao cliente. E esse é um dos recursos tecnológicos mais utilizados por empresas de todos os tamanhos. Elas trazem praticidade tanto para o cliente, quanto para a empresa.

A experiência do consumidor com a multicanalidade

Acima de tudo, é importante focar na experiência do cliente quando sua marca for citada. E isso vai além dos canais de atendimento ao consumidor. É possível rastrear comentários sobre um produto ou serviço em redes como Twitter, Facebook e Instagram, por meio de mecanismos de busca e de hashtags.

E as reclamações?

Seja como for, você não deve ser desconsiderar os chamados sites de conciliação. Entre eles o Consumidor.Gov e Reclame Aqui, usados para queixas e reclamações. E que são comumente frequentados para pesquisas de outros consumidores. Ter um atendimento rápido, personalizado e especializado nesses canais é fundamental para diminuir problemas e melhorar a experiência do cliente com a marca.

Em conclusão, cuidar do cliente é vital para a manutenção e duração do negócio. Vale a pena entender com profundidade o comportamento de seu público. E também mapear as melhores opções de interações para um atendimento ágil e efetivo.