Para identificar público-alvo nas redes sociais, você precisa saber quem são as pessoas que deseja ter como consumidores, clientes, pacientes. Médicos, empresários e gestores que buscam reforçar a presença online têm que entender como direcionar conteúdo para esses usuários. Quem você quer atrair?
As mídias digitais são canais de atração. Dessa forma, o seu público nas redes sociais não é – ou pelo menos não deveria ser – diferente daquele que compra de você, concorda? Essa é a primeira consciência que precisamos tomar para desenvolver estratégias online.
O que fazer para definir meu público?
Se seu objetivo é identificar público-alvo nas redes sociais, o passo inicial é compreender seu nicho de atuação. Muitas vezes, começamos um negócio ou abrimos um consultório sem ter a clareza disso e podemos seguir anos conseguindo clientes “na sorte”.
Suponhamos que você seja ginecologista. É de se esperar que você saiba “tudo” sobre a saúde íntima da mulher e, por isso, seja capaz de tratar as milhares de queixas que possam surgir nos atendimentos.
Entretanto, seus estudos possivelmente foram direcionados e mais apurados para alguma área, não é mesmo? Por exemplo, se você se tornou especialista em reprodução assistida, deverá dialogar com pessoas que estão em busca de tratamento para engravidar, em vez de focar em todo tipo de atendimento ginecológico.
Segmentação de público
Agora que entendemos melhor o nicho, é hora de segmentar muito bem quem é o seu público. Para isso, você precisa saber de questões como:
- Sexo;
- Idade;
- Localização;
- Profissão;
- Escolaridade;
- Renda;
- Interesses;
- Hábitos de consumo;
- Desafios do dia a dia;
- Objetivos e sonhos de vida.
Esses detalhes vão te ajudar a entender quem é a persona, o cliente ou paciente ideal para seu negócio. Por mais que esse conceito seja aplicado em estratégias de marketing digital e marketing médico, vale reforçar que essa clareza é fundamental para quaisquer que sejam suas ações de divulgação.
Como identificar público-alvo nas redes sociais
Agora, vamos entender como aplicar o que falamos anteriormente para, então, identificar público-alvo nas redes sociais.
Em primeiro lugar, é muito interessante observar que hoje o mundo tem 3,8 bilhões de usuários ativos nas mídias. E, o tempo que as pessoas passam nelas é grande. Somente no Brasil, a média de acesso por dia é de mais de 3h30, segundo um relatório de 2020 da Hootsuite.
Logo, seu cliente ou paciente ideal está ali. Mas resta saber em quais das redes. Por isso, a primeira das dicas que vamos te passar começa com você fazendo o “dever de casa”. Acompanhe!
Aplique questionários aos clientes/pacientes atuais
Então, crie formulários presenciais e/ou online para entender melhor sobre as características e os hábitos de consumo de quem já compra de você. Aproveite a oportunidade e pergunte quais redes sociais essas pessoas gostam e costumam acessar com frequência.
Ou seja, se a maioria responde que passa horas no Instagram, mas não costuma acessar o LinkedIn, não vale a pena alimentar perfil na segunda rede, concorda?
Além disso, como é provável que você já esteja nas rede sociais, use os recursos dessas ferramentas para conhecer seus seguidores. Por exemplo, crie enquetes, questionários, caixas de perguntas que sirvam para entender os motivos que fazem aqueles seguidores estarem ali.
Analise dados
Uma importante parte das estratégias digitais é o acompanhamento de dados, isto é, a análise dos frutos gerados por seu conteúdo. Use os “Insights” que existem nas próprias redes sociais para entender publicações que mais despertam interesse e engajamento do seu público.
Mas é relevante lembrar que suas apostas não devem estar concentradas apenas nas redes sociais, então, analise também os dados referentes ao seu site, como anda o acesso, se houve algum pico após determinada publicação, por exemplo.
Assim, você terá uma noção melhor do que seus clientes e os em potencial estão buscando com a sua empresa ou consultório.
Observe seu público-alvo nas redes sociais
Procure identificar o que seu público-alvo nas redes sociais costuma fazer. Ou seja, quais são os posts que rendem comentários e interação em outros perfis? Essa observação é muito relevante na hora de entender o que essas pessoas estão buscando.
Faça conteúdos patrocinados (Facebook e Instagram Ads)
O patrocínio de posts permite que você faça a segmentação do público com muita precisão. E , assim, o conteúdo pode ser direcionado aos usuários com a descrição do seu cliente ideal.
Por isso, inclua mídia paga em seu planejamento de redes sociais, como Facebook e Instagram Ads, para aumentar suas chances de conversão.
Redes sociais exigem frequência e consistência
Agora que está mais fácil de identificar o público-alvo nas redes sociais, é válido mencionar que seu conteúdo precisa ser consistente e frequente. Ou seja, suas publicações devem ter periodicidade, além de serem exemplo daquilo que sua marca prega.
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