Como se tornar referência para a imprensa? Sempre me perguntam isso e, há anos, ouço a mesma reclamação de muitos empresários.
“Não entendo por que os jornalistas não falam sobre minha empresa. Temos um produto maravilhoso, inovador, mas ninguém quer saber…”
“Só quem tem muito dinheiro sai na imprensa…”
“Meu concorrente é muito pior do que eu e sempre o vejo estampado nas páginas dos jornais.”
Todos querem saber como se tornar referência, poucos procuram o caminho certo para chegar lá. À medida que converso com prospects ou clientes, começam a entender que não existe nada de divino na criação de um relacionamento com a imprensa.
A chave está em oferecer conteúdo de qualidade e embasado em dados, para desenvolver um relacionamento sério e de longa duração.
Como se tornar referência: um processo
Tudo começa com a solução de uma questão: o que é notícia? Antes mesmo de iniciar o processo de aproximação com a imprensa é preciso entender isso. Muitas vezes, o que a empresa considera extraordinário, não gera impacto junto aos jornalistas.
Cada veículo e profissional tem os chamados critérios de noticiabilidade. Estes, por sua vez, podem ser resumidos na busca dos repórteres por temas que possam ser de interesse de grande parte da população. Ou, pelo menos, daqueles que são o público-alvo de seu veículo.
Também é importante analisar a importância de determinado tema que, mesmo relevante, pode perder destaque em vista de acontecimentos de maior peso editorial. No jornal, essa avaliação é normalmente feita pelo editor e vai ao encontro da linha de pensamento do próprio veículo, que deve ser estudado por quem sugere pautas
E, por fim, é preciso estar ciente de que o enfoque dado à notícia pela imprensa pode não ser exatamente o que a empresa gostaria de ver publicado.
Conteúdo de qualidade
E, em tempos de mídias digitais, construir uma imagem sólida e se tornar autoridade em temas específicos se tornou um pouco mais complicado do que outrora. Apesar de a internet fazer surgir celebridades por minuto, não se mantém em destaque quem não tem consistência no discurso, off e online.
Leia-se como consistência a qualidade das publicações e a coerência com a imagem da empresa. Nas redes sociais é preciso foco, preocupação e cuidado constantes com o que está sendo feito. Conteúdo de qualidade. E, se você acredita que não precisa profissionalizar suas redes, pode acabar dando um tiro no pé.
A simples postagem de conteúdo sem um planejamento, estratégias de marketing e conhecimento de informações como sua persona e funil de vendas, não faz com que nenhum executivo ou empresa se torne referência.
Um alto número de seguidores em redes sociais não garante o fortalecimento da imagem de ninguém se não houver engajamento. Para que isso ocorra, é preciso haver troca. Quem curte precisa saber que aquelas informações vão impactar de forma positiva em suas vidas.
Assim como nas mídias tradicionais, qualidade é essencial!
Preparação para entrevistas
Também é fundamental estar preparado para atender as demandas de jornalistas.
Esse relacionamento, para funcionar, precisa ser uma via de mão dupla. Por isso, é necessário fornecer informações e atendê-los em seus questionamentos. Vale lembrar que a imprensa, como qualquer outro setor, sempre procura as pessoas que se mantêm dispostas a colaborar com seu trabalho.
Por fim, ainda é fundamental que seu discurso esteja alinhado com a cultura e os valores da empresa, evitando declarações que possam provocar uma crise de imagem.
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