Imagine, agora, que você está prestes a entrar em uma sala repleta de jornalistas. Todos os olhos estão fixos na porta que você abrirá em breve, dezenas de câmeras e microfones prontos para capturar cada palavra sua. É um momento tenso, crucial – você está ali para enfrentar um escândalo que ameaça a reputação da sua organização. E então, surge em sua mente aquele media training que você fez. As lições ainda estão frescas, mas uma dúvida persiste: será que elas te tranquilizam? Você se sente realmente preparado para o que está por vir?
Media training: receita mágica ou soluções genéricas?
Muitos encaram o media training como uma espécie de receita mágica, um conjunto de regras que, teoricamente, deveria funcionar para todos. E, sem dúvida, essas sessões oferecem uma base inicial e podem ensinar a evitar erros básicos. Mas, a realidade é que essas palestras, que estão distantes de serem de fato um treinamento, oferecem soluções genéricas que não se conectam com as suas particularidades, com o seu contexto.
Falar com a imprensa, enfrentar o público, não se resume a evitar gafes ou seguir um roteiro à risca. É muito mais do que isso. Cada um de nós carrega uma singularidade, uma forma própria de se expressar, de se movimentar, de ser. E é essa individualidade que deve ser refinada e moldada, para que a comunicação atinja todo o seu potencial.
Pense na diferença que faz um media training real que fomente suas potencialidades e torne possível você desenvolver a capacidade de transformar um momento potencialmente devastador em uma oportunidade de reafirmar a força e a resiliência da sua marca.
Isso se torna ainda mais relevante no mundo atual, onde a comunicação acontece em um turbilhão de plataformas, e as narrativas se desdobram e se transformam em questão de segundos. O porta-voz não pode se perder nesse mar de informações. Ele precisa navegar com segurança e clareza, seja na televisão, nos jornais ou nas redes sociais.
Então, eu te pergunto novamente: você realmente já fez um media training? Ou participou de palestra com noções genéricas? Na próxima vez que você estiver diante das câmeras, estará pronto?