No calendário, temos datas comemorativas aos montes. E, com isso, o marketing das empresas usa – e abusa – desses momentos, em busca de engajamento com a marca. Entretanto, é fundamental usar essas datas comemorativas com estratégia e planejamento. Se não, essas campanhas viram só mais uma entre tantas.
Por outro lado, com a abordagem correta, o seu posicionamento e a sua autoridade no mercado podem se favorecer muito por meio das datas comemorativas. Sabe como? Vamos mostrar quatro estratégias para você colocar em prática.
Mas antes disso, veja só uma lista de algumas celebrações comuns:
Exemplos de datas comemorativas
- Carnaval
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Férias de julho
- Férias de verão
- Dia das Crianças
- Dia dos Pais
- Outubro Rosa (câncer de mama)
- Novembro Azul (câncer de próstata)
- Dezembro Laranja (câncer de pele)
- Black Friday
- Natal
- Ano Novo
A lista é infinita. Portanto, para não deixar que as datas que possam ser relevantes para sua empresa passem despercebidas, faça um levantamento de todas elas. E, então, monte um planejamento para cada uma em questão.
Então, para fazer isso estrategicamente, confira nossas quatro dicas!
1. Conheça seu público
Primeiramente, é importante entender com quem sua marca conversa? Quem são seus “fãs”, seus clientes ideais (persona!)? Além disso, é importante saber quais são seus interesses, seus gostos e, claro, quais problemas podem ser solucionados por sua empresa?
Tenha essa resposta muito bem definida na hora de levar em conta datas comemorativas em sua estratégia de marketing. Dessa forma, quando se sabe quem faz parte do público, fica possível elaborar campanhas verdadeiramente engajadoras.
Caso contrário, poderá cair na cilada de desejar “uma doce Páscoa” a um diabético. E mais… será que há sentido em investir em uma campanha de Dia das Crianças, se sua marca dialoga com homens solteiros convictos que amam viajar?!
2. Defina – e pratique – seus valores
Se você conhece seu público, seus valores precisam estar alinhados aos dele. Então, mostre aquilo que sua empresa acredita e defende como forma de aproximá-la das pessoas.
Mas a “humanização” de sua marca precisa ser real, e saiba que essa construção pode levar tempo. Para isso, defina seus valores de forma verdadeira, pois você precisará colocá-los prática, caso tenha o desejo de tornar-se inspiração.
Aqui, conte sempre com o sentimento de empatia e reflita sobre como sua marca é capaz de proporcionar bem-estar e felicidade às pessoas.
3. Envolva-se on e offline
Mostrar, em suas redes sociais, que você está engajado com alguma celebração é apenas uma parte da estratégia. Do mesmo modo, sua cultura empresarial precisa também estar envolvida por completo nisso.
Portanto, alinhe seus valores com seus colaboradores e envolva-os nas campanhas. Existem diversas maneiras de mostrar engajamento por meio da comunicação interna, podendo incluir, por exemplo, uso de camisetas temáticas, bottons, cartazes, faixas etc.
4. Atue no “pós-campanha”
Se você conseguiu engajar seu público em determinada campanha, mantenha esse relacionamento próximo. Para fazer isso, basta continuar reforçando seus valores nos meios por onde você se comunica com ele.
Alimente essas pessoas com conteúdo relevante, focando sempre em proporcionar bem-estar a elas. E, em seguida, mantenha um canal aberto com o público, ouça suas demandas, atentamente.
Nessa construção de relacionamento com seus clientes, não somente em épocas de datas comemorativas, cuide bem e de perto daqueles que demonstram estreitar cada vez mais o laço com sua marca.
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