Você é um especialista, investiu tempo e dinheiro em seu crescimento, sabe do que fala, mas se depara frequentemente com textos cheios de absurdos pela internet, alguns deles com milhares de compartilhamentos e comentários. A vontade é de chegar para cada um dos leitores e alertar sobre os erros de mais um boato virtual, não é? Isso não é possível, mas você pode se tornar um curador e levar seu conhecimento para além do seu escritório, sala ou consultório.
Se, por um lado, as informações chegam por todos os lados – televisão, rádio, internet, smartphone – espalhando histórias, mitos e verdades por aí, por outro, a credibilidade torna-se filtro na hora de acreditar (ou desacreditar) em uma informação. E é, então, que profissionais liberais e empresas têm na comunicação corporativa uma aliada.
Oferecer dados, dicas e informações de qualidade e personalizadas em suas redes sociais, criar veículos direcionados a seus stakeholders e, paralelamente, trabalhar sua imagem através de uma assessoria de imprensa são soluções que, somadas, agregam valor à sua imagem ou à de sua empresa.
Mas como?
Saindo da teoria e partindo para a prática, vou apresentar o case de um de nossos clientes. Bruno Vargas, dermatologista, que está conosco há exatos dois anos. Iniciamos com a produção de conteúdo personalizado para as redes sociais dele. Cada post sempre foi planejado e estruturado especialmente para ele. Isso faz diferença, especialmente em um momento em que há empresários apostando alto nas redes, mas trabalhando com empresas de conteúdo que produzem material em série para profissionais de uma mesma área.
As redes de Vargas têm a cara dele, porque, além de ele ser o especialista no assunto, atuamos muito de perto para conhecer o trabalho dele antes de simplesmente produzir posts.
Além das redes
Só que a presença online, por mais importante que seja, não gera credibilidade sozinha. E é aí que entra a assessoria de imprensa. Pacientes, clientes e público em geral sentem-se mais confiantes ao verem que aqueles que lhes prestam serviço têm o aval dos veículos de comunicação. Não é “frescura” e nem “coisa de gente aparecida” estar na imprensa. É interessante para você como profissional.
Chegue mais
Quer estar ainda mais próximo de seu público? Pense em chegar até ele com informação relevante. Em meio a tanta notícia, é normal que as pessoas se sintam confusas ao se deparar com novidades sobre determinado assunto. Se você, como especialista, faz a curadoria de temas ligados à sua expertise, acaba por ampará-las. E são várias as formas de fazê-lo: newsletter (impressa ou online), jornal, revista, entre outros.
Pense em sua imagem como parte fundamental de sua carreira. Converse sobre isso com um especialista em Comunicação Corporativa.