Não existe fórmula para o sucesso, independente de qual carreira estamos falando. Mas isso não significa que um profissional não necessite de características para atuar em determinada área. Com um assessor de imprensa também é assim. Não adianta nada ter um ótimo texto e não conseguir criar bons relacionamentos com os colegas das redações, por exemplo. Tampouco vale ter uma incrível capacidade de ‘vender’ releases, mas ser péssimo de apuração.
Pensando nisso, reunimos algumas atitudes essenciais para um bom assessor de imprensa. Tome nota!
1) Seja interessado: Conheça seu cliente e os concorrentes dele a fundo. Apesar de o especialista ser ele, quem vai trabalhar cada tema é você e, por isso, é fundamental saber a respeito do que você irá divulgar.
2) Mantenha-se conectado: Assessor de imprensa também é jornalista, nunca se esqueça disso. Então, é preciso estar antenado sobre os assuntos que têm sido abordados pela imprensa. Essa é, ainda, uma forma de pensar pautas criativas para seus clientes.
3) Escreva bem: dos princípios básicos do jornalismo vem a capacidade de conquistar o leitor com as palavras, para que ele prossiga com a leitura. Seja para ter seu texto replicado por canais diversos ou para ajudar a convencer o editor do jornal que sua pauta é boa, capriche no texto e esteja atento ao português.
4) Transmita confiança: muitas vezes, o que seu cliente precisa é ouvir um “não, essa pauta não vai emplacar”. Para tal, é importante estabelecer uma relação de confiança, para que ele se sinta seguro com seu trabalho. Você é o especialista em comunicação nessa relação, mostre que entende do negócio e comprove com resultados.
5) Pense fora da bolha: Receber a pauta, redigir o release e disparar emails não faz de ninguém um assessor de imprensa. Vá além, sugira ações e cave pautas e espaços inusitados para seus clientes.