Já está mais do que comprovada a paixão dos brasileiros pelas redes sociais. Elas são usadas por 140 milhões de pessoas no país, segundo o Relatório da Situação Digital Global em 2019 da Hootsuite.
E, claro, algumas acabam virando as mais queridinhas, enquanto outras vão ficando mais esquecidas. Mas ser famoso nem sempre significa ser melhor, certo?
Essa é uma regrinha que vale também para as redes sociais. Por isso, antes de criar uma conta para sua empresa em todas as mídias digitais que existem por aí, você deve conhecer o que é melhor, de fato, para seu negócio.
Primeiramente, vamos apresentar um resumo sobre algumas das rede sociais mais usadas no Brasil, para, então, falarmos sobre estratégia digital e de comunicação. Acompanhe!
1. YouTube
Plataforma de vídeos que mais se destaca em todo o planeta, o YouTube é a rede social mais acessada no Brasil, segundo a Hootsuite, além de ser o segundo maior buscador, atrás do Google.
Vídeos são, de fato, um excelente formato de comunicação. Então, o YouTube é muito utilizado não apenas para entretenimento, mas para sanar dúvidas de seus usuários por meio de tutoriais, por exemplo.
2. Facebook
De todas as pessoas que utilizam a Internet no Brasil, 90% acessam o Facebook, segundo o Relatório da Situação Digital Global em 2019 da Hootsuite. São mais de 100 milhões de usuários, o que significa oportunidades infinitas de marketing digital.
E não somente o volume de pessoas na rede de Mark Zuckerberg é um fator de destaque, como também a variedade de conteúdo que pode ser compartilhado ali, incluindo imagens, textos, vídeos, eventos etc.
No caso das empresas, é preciso criar uma página para que seus fãs possam curti-la e, assim, acompanhar novidades.
Além disso, o Facebook Ads, ferramenta de anúncios dentro da rede, pode ser uma interessante estratégia digital para negócios, com segmentação bastante específica de público.
3. Instagram
Pertencente ao Facebook, o Instagram é uma rede social em crescimento no Brasil, com 64 milhões de usuários. Seu foco é em imagens, logo, as de maior qualidade e mais atrativas e/ou bonitas são as que mais se destacam.
Enquanto o feed é usado como uma espécie de portfólio, apresentando o que há de melhor a respeito de determinado serviço/produto, o Story é um recurso efêmero, com duração de 24 horas. Portanto, serve para informações breves, enquetes, resolução de dúvidas etc.
Quando usado na versão business (Instagram para Empresas), essa rede social oferece estatísticas preciosas sobre o comportamento e o perfil de seus seguidores, entre outros dados. E, assim como o Facebook, conta com o recurso de patrocínio.
4. Twitter
O Twitter é uma rede usada por 8,5 milhões de brasileiros, sendo ideal para o compartilhamento de informações breves (até 280 caracteres) e de notícias e artigos, por exemplo. É aquilo que chamamos de “microblog”, sendo muito dinâmico.
Costuma ser bastante utilizado por figuras públicas, políticos – incluindo presidentes –, bem como jornalistas.
5. LinkedIn
O LinkedIn, por sua vez, mantém o foco no mundo corporativo, sendo utilizado majoritariamente com objetivo profissional, como um currículo.
Seus usuários podem escrever artigos, de forma a expressar ideias, propostas etc., voltadas para as empresas e comportamento empresarial.
Além disso, é bastante comum que empresas usem essa rede social para compartilhar conteúdos relevantes sobre seu segmento no mercado.
Vale destacar a importante funcionalidade dessa rede para quem está em busca de novas oportunidades de carreira, sendo uma ferramenta também de anúncio de vagas e recrutamento.
6. Pinterest
O Pinterest é uma mídia social voltada para compartilhar conteúdo bastante visual e inspirador, como fotos, imagens e infográficos. É menos utilizada no Brasil, mas 35% dos usuários da Internet a acessam; ou seja, não é um público que deve ser ignorado!
Os usuários do Pinterest fixam (“pin”) imagens que acham interessantes. E, muitas vezes, esses itens estão ligados a sites e blogs, o que gera tráfego para esse canais.
É muito comum utilizarmos essa rede social quando estamos em busca de algo relacionado a áreas como decoração, arquitetura, moda, artes, design, entre outras.
7. Whatsapp
Dos brasileiros com acesso à internet, 89% utilizam Whatsapp, segundo o mesmo relatório da Hootsuite. Portanto, esse aplicativo de troca de mensagens, vídeos, áudios etc. tornou-se uma importante ferramenta de comunicação.
O Whatsapp oferece, ainda, uma versão para empresas, em que é possível reunir informações de contato e agendar mensagens automáticas, por exemplo, favorecendo a comunicação com clientes.
Quais são as melhores redes sociais para a sua empresa?
Agora que fizemos um resumo sobre algumas das redes sociais mais utilizadas no Brasil, é hora de explicar como elas podem ser utilizadas em benefício de sua empresa ou marca. Confira alguns pontos que você deve considerar na hora de investir nessas mídias.
Identifique sua persona
Tendo em mente quem é seu cliente ideal, você saberá quais são as redes sociais onde ele se encontra.
Ainda que YouTube, Facebook e Instagram se destaquem no Brasil, entenda se a persona com quem sua empresa deseja dialogar está verdadeiramente presente nessas redes.
Leve em conta a natureza de seu negócio (B2B ou B2C)
Se seu negócio tem como foco empresas (B2B), é provável que você tenha que adotar um comportamento mais corporativo nas redes sociais, como é o caso do LinkedIn.
Por outro lado, se você dialoga diretamente com o consumidor final (B2C), o Instagram funciona como uma ótima ferramenta de proximidade com o público.
Mas, claro, tudo irá depender de onde sua persona está presente. Tenha essa questão bem clara em sua estratégia para, então, definir como será seu investimento nas redes sociais.
Produza conteúdo relevante
Sua presença nas redes sociais tem total relação com seu posicionamento no mercado. Portanto, compartilhe conteúdos relevantes e de qualidade, de forma a se tornar referência, autoridade em sua área.
Lembre-se que, para isso, é essencial ter estratégias de marketing digital bem definidas, com foco em resultados e geração de leads e oportunidades para sua empresa.
Vá além das redes sociais
Essa é outra dica preciosa que temos para te dar. As redes sociais fazem parte de um conjunto de estratégias de comunicação. Portanto, apostar todas as suas fichas em um só lugar, como as redes sociais, é um risco para seu negócio.
Leve em conta que as mídias digitais estão em constante mudança. Logo, a rede queridinha de hoje pode ser a esquecida de amanhã. Por isso, um projeto completo de comunicação corporativa deve considerar diversos pontos que vão além da estratégia digital.
Esse trabalho de posicionamento de sua marca pode incluir comunicação interna, assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade, entre muitos outros.
Para conhecer estratégias elaboradas sob medida para sua empresa, envie-nos agora uma mensagem!