seu cliente

Não existe fórmula para o sucesso, independente da carreira em questão. Mas, isso não significa que um profissional não necessite de características específicas para atuar em determinada área. Com o assessor de imprensa é assim: não adianta ter um ótimo texto,  se não conseguir criar um excelente relacionamento com os colegas nas redações, por exemplo. Tampouco vale ter uma incrível capacidade de ‘vender’ releases, mas ser péssimo de apuração.

Pensando nisso, reunimos dicas essenciais para te ajudar a ser um assessor de imprensa bem acima da média:

  1. Seja interessado: conheça seu cliente e os concorrentes dele a fundo. Apesar de o especialista ser ele, quem vai trabalhar cada tema é você. Por isso, é fundamental saber a respeito do que você irá divulgar.
  1. Mantenha-se conectado: assessor de imprensa também é jornalista, nunca se esqueça disso. É preciso estar antenado sobre os assuntos que têm sido abordados pela imprensa. Essa também é uma excelente forma de pensar pautas criativas para seus clientes.
  1. Escreva bem: dos princípios básicos do jornalismo, vem a capacidade de conquistar o leitor com as palavras, para que ele prossiga com a leitura. Seja para ter seu texto replicado por canais diversos ou para ajudar a convencer o editor do jornal que sua pauta é boa, capriche no texto. E, esteja atento ao português.
  1. Transmita confiança: muitas vezes, o que seu cliente precisa é ouvir um “não, essa pauta não vai emplacar”. Para tal, é importante estabelecer uma relação de confiança, para que ele se sinta seguro com seu trabalho. Você é o especialista em Comunicação! Mostre que entende do negócio e comprove com resultados.
  1. Pense fora da bolha: Receber a pauta, redigir o release e disparar emails não faz de ninguém um assessor de imprensa. Vá além, sugira ações e cave pautas e espaços inusitados para seus clientes.

 

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