O Banco do Brasil divulgou que teve um lucro com mídia espontânea cinco vezes superior ao que investiu entre os anos de 2013 e 2016. Nesse período, a marca patrocinou o vôlei de praia e de quadra brasileiros com R$276,4 milhões. O retorno foi tão positivo, principalmente depois dos bons resultados das equipes nos Jogos Olímpicos 2016, que incentivou o BB a estudar a renovação do patrocínio. (http://bit.ly/2bhfmgp)
Esse tipo de informação é extremamente interessante e rende um bom papo. Primeiro, é importante entender que mídia espontânea integra espaços jornalísticos e inserções em redes sociais e é normalmente trabalhada pela assessoria de imprensa. O papel da mídia espontânea é garantir credibilidade e boa reputação corporativa, o que não se conquista por meio de anúncio pago, mas sim a partir daquilo que é falado sobre seu produto ou serviço em veículos de comunicação (como jornais, revistas, TV e rádio) e redes sociais. Assim, na cabeça do consumidor, a formação da imagem da empresa, ou do profissional, é baseada na soma dos espaços conquistados espontaneamente e com anúncios e não apenas por um ou pelo outro.
Embora gratuita e justamente por isso, uma inserção assim tem muito valor, pois tal espontaneidade leva o aval do jornalista que a publicou. Jornais e revistas são meios de comunicação com grande penetração e confiabilidade junto ao público e, nesse sentido, ao publicarem sua marca em espaços considerados de honra, expõe sua marca em uma escala muito maior do que um anúncio poderia atingir.
Voltando aos resultados do Banco do Brasil, é bacana ver que a mídia espontânea garante a oportunidade de relacionamento com clientes e de atração de novos correntistas, pela divulgação de valores positivos e subjetivos, como brasilidade, determinação, superação e vitória.
Portanto, por que não pensar mais sobre tudo isso? Trabalhar a comunicação junto aos formadores de opinião pode ser uma ótima estratégia para construir uma reputação positiva!

Cilene Impelizieri
Diretora de Comunicação

COMO PODEMOS TE AJUDAR? ESTAMOS À SUA DISPOSIÇÃO.